AI4HEALTH - H-Innova

Projecto H-INNOVA | Health Innovation HUB

O projecto H-INNOVA – Health Innovation HUB é um acelerador de inovação para a área da saúde. Esta iniciativa do Governo da Madeira, em parceria com a PremiValor Consulting, Vodafone, Tekever, Medtronic, JamHub Solutions, MedApp, Ligandal e ZetaGene e também em estreita colaboração com Universidades nacionais e internacionais, visa contribuir para a implementação de projetos inovadores na área da saúde.

Projecto H-INNOVA

O projeto ‘H-INNOVA’, apoiado pelo Governo Regional da Madeira, foi desenvolvido junto de empreendedores, investigadores, profissionais de saúde, alunos e professores do ensino superior, e constitui-se como uma iniciativa cujo objectivo é desenvolver um acelerador para promover a inovação aberta e colaborativa, envolvendo centros de investigação, universidades, empresas e organizações de referência públicas e privadas, num ecossistema integrado, centrado sobre os temas críticos na área da saúde e da prestação de cuidados de saúde.

Um dos objetivos do projeto H-INNOVA é promover a investigação aplicada às áreas de intervenção do Hospital Central do Funchal e, futuramente, do novo Hospital Central da Madeira, possibilitando o desenvolvimento de novos serviços de saúde.

O projecto H-Innova – Health Innovation HUB reconhece e premeia projetos inovadores na saúde que contribuam para:

  • o aumento da qualidade de vida dos doentes/utentes;
  • a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde;
  • a obtenção de ganhos de eficiência no sistema hospitalar;
  • o aumento de produtividade e redução de custos dos hospitais.

A JamHUB Solutions

Na qualidade de CTO, António Gonçalves, apresentou a JamHUB Solutions, uma empresa dedicada à Inovação. Destacou três dos seus produtos, que se encontram em fases distintas do seu ciclo de vida:

Desenvolvimento: o NursesHUB, um produto na área da saúde em que está a concluir o MVP (Minimum Viable Product) e que tem por objectivo assegurar o planeamento e gestão de equipes de enfermagem;

Introdução em Portugal: o PolisHUB, um produto de gestão de processos camarários e conhecimento do cidadão;

Introdução a nível Internacional: o TransplantHUB.

Foi dado maior relevo ao TransplantHUB, uma solução que disponibiliza às instituições de saúde um ambiente integrado para gestão de todos os eventos associados com a doação, colheita e transplante de órgãos sólidos e tecidos. Agregando todos os seus workflows numa só aplicação, o TransplantHUB fornece às equipas médicas a informação de que necessitam para a tomada de decisão, ao mesmo tempo que garante a coordenação de todo o pessoal médico, simplificando a comunicação entre equipes médicas e entre estas e os seus pacientes. 

O TransplantHUB tira ainda proveito das tecnologias mais avançadas para apoiar as equipas médicas. O software utiliza IA (Inteligência artificial), nomeadamente, NLP (Natural Language Processing) e ML (Machine Learning), para apoiar a tomada de decisões e atividades da equipa médica.

Vencedores – 1ª Edição H-Innova

Aproveitamos esta oportunidade para congratular os vencedores da 1ª Edição do H-INNOVA, com o seu projecto inovador AI4HEALTH.

Após a apresentação de cada uma das equipas, o júri, constituído por especialistas nas áreas da saúde, inovação, transformação digital e empreendedorismo, da qual fizeram parte elementos do Governo da Madeira, PremiValor Consulting e entidades parceiras, selecionou o projeto vencedor AI4HEALTH.

“O AI4HEALTH é um software de inteligência artificial (IA) capaz de prever se um indivíduo está prestes a ter um ataque cardíaco – até 5 minutos antes – com base em dados de Eletrocardiograma (ECG) anteriores”.

Adicionalmente, os projetos mais promissores, incluindo o vencedor, terão também a possibilidade de obter acompanhamento por parte de profissionais da saúde e especialistas das áreas económico-financeira, engenharia e jurídica de forma a potenciar a implementação da sua ideia e assegurar a criação de STARTUPS de sucesso.

Capital de Risco

Um dos pontos positivos deste encontro (com o intuito também de tornar a região da Madeira “mais competitiva”) foi a revelação de que o Governo Regional da Madeira, através da secretaria da Economia, está “a preparar um fundo de capital de risco para apoiar projetos de startups, seja na área na saúde, mas também noutras áreas”.

É de facto um “casamento feliz” entre a Saúde e a Economia tal como o secretário regional de Economia se referiu à parceria entre as duas secretarias, materializada no evento da autoria da PremiValor Consulting.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *