Elaborar Políticas Municipais conhecendo os Munícipes

2021 já começou. Este é um ano marcante para o poder local, pelos desafios colocados pelo combate à COVID-19, nomeadamente o relançamento da economia local, a que há que somar o desafio da descentralização de competências, e da realização de eleições autárquicas lá para o Outono.

Se há um ano em que a capacidade de maximizar a eficiência operacional, com recursos limitados, será desafiante, esse ano é 2021.

A grande força do poder local é a proximidade. Proximidade dos cidadãos, proximidade dos empresários, e das diversas entidades que compõem a complexa malha de uma região. Contudo, estar fisicamente perto não significa ser próximo. A proximidade implica disponibilidade para ouvir, para procurar soluções, para apoiar. A proximidade tem de ser entendida como parceria, uma parceira entre o poder local e o cidadão.

A criação de uma relação deste tipo, quase simbiótica, tem exigências a diversos níveis, implicando, por um lado, uma audição ativa do pulsar da região e dos seus maiores desafios, que tem de ser acompanhada de ação, de medidas implementadas no terreno para resolver os seus problemas mais prementes, mas também de preparar o futuro. Implica o reforço da relação com o munícipe de forma a conhecer as suas necessidades, garantindo a definição de programas de governo adequados à realidade do seu município, bem como assegurar o diagnóstico de questões fundamentais e determinantes para a sua região que, se fora do seu âmbito de governação, deverão ser encaminhadas, para os órgãos competentes.

É também um ano de comunicação; comunicação com os munícipes, com as entidades centrais, com fornecedores. As mensagens chave têm de ser identificadas e passadas aos cidadãos de forma inequívoca.

A digitalização é um aliado óbvio neste processo. Se adequadamente realizada, permitirá um conhecimento único das necessidades da região, aliados a ganhos de eficiência claros na gestão interna da autarquia, libertando verbas e recursos que serão utilizados de acordo com as necessidades apuradas da região,

O PolisHUB automatiza e simplifica os processos municipais, assegurando a maximização das receitas; ao reunir todos os dados sobre o munícipe e o seu relacionamento com a câmara num só ponto, oferece uma janela única sobre as suas necessidades, permitindo ao município ajustar as suas políticas de forma única.
Venha conhecer o PolisHUB.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *